A Nike venceu a Adidas na primeira fase da Copa do Mundo de 2010. Essa é a principal conclusão de um estudo denominado “Gols são amores”, realizado pela consultoria Euroamerica Sports Marketing. A empresa pretende fazer levantamentos periódicos sobre o comportamento das empresas na competição que acontece na África do Sul, e anunciou nesta semana os resultados da etapa inicial.
A pesquisa da Euroamerica na Copa do Mundo é dividida em cinco etapas: primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinais e decisão. A consultoria é baseada na Argentina, mas o levantamento é conduzido por Gerardo Molina, seu diretor global.
A cada etapa, o levantamento considera aspectos como vendas, repercussão e espaço que as empresas obtiveram na mídia. A Nike, impulsionada pelo resultado positivo da campanha “Write the future” (“Escreva o futuro”, em tradução livre) na internet, ficou com a primeira posição na fase de grupos.
Além do impulso dado pela nova campanha, a Nike se beneficiou dos mercados estudados pela consultoria. O levantamento considera resultados das companhias na Argentina, no Brasil e nos Estados Unidos, país de origem da companhia vencedora.
Entre os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo, a consultoria identificou que os que tiveram melhor desempenho nos mercados pesquisados durante a primeira fase foram, seguindo a ordem, Coca-Cola, Sony, Adidas, Hyundai e Budweiser.