Um estudo realizado pela consultoria SportPar, cujos resultados foram divulgados nesta semana, dá uma boa medida do quanto o cenário econômico atual e os megaeventos dos próximos anos terão impacto na economia brasileira. Segundo a pesquisa, o país terá um incremento de 9,8% em patrocínios esportivos até 2016.
O levantamento se baseou em aspectos como produto interno bruto (PIB), tamanho do mercado publicitário e projeções de crescimento do Brasil para os próximos anos. A SportPar identificou que o país deve saltar de US$ 900 milhões para US$ 1,5 bilhão em patrocínios esportivos.
A pesquisa também identificou o papel do patrocínio no esporte mundial. A projeção é que essa fonte de receita represente 31% do segmento em 2014, superando o dinheiro movimentado por bilheteria.
A expectativa da SportPar é que a receita de patrocínios esportivos salte de US$ 35 bilhões para US$ 52 bilhões no mundo todo até 2016. Isso representaria um crescimento de 6,8%.