O grupo de mídia News Corp e a financeira italiana Exor, que controla a Ferrari, já demonstraram publicamente um interesse de comprar a divisão comercial da Fórmula 1. Nesta semana, um estudo publicado pela consultoria “Formula Money” justificou a meta de ambos. Segundo essa pesquisa, a principal categoria do automobilismo internacional terá um acréscimo de 50% em seu faturamento comercial durante os próximos cinco anos.
A previsão otimista é baseada na evolução recente da disputa. A Fórmula 1 teve receitas comerciais na casa de 1,1 bilhão de euros no ano passado, deve atingir 1,789 bilhão de euros em 2011 e vislumbra a possibilidade de romper na próxima temporada, pela primeira vez, a casa dos dois bilhões de euros.
De acordo com o estudo, o incremento médio de receitas comerciais da Fórmula 1 é de 12,7% ao ano. Se essa média se mantiver, a categoria chegará a um faturamento de 2,554 bilhões de euros em 2016.
A pesquisa também considera o crescimento acima da média que a Fórmula 1 registra em alguns mercados que são determinantes para o futuro comercial do empreendimento. O calendário terá uma prova na Índia em 2011, e a Rússia passará a fazer parte do cronograma em 2014.
Os direitos comerciais da Fórmula 1 são geridos pelo CVC, grupo de capital privado que tem Bernie Ecclestone como principal executivo. A News Corp e a Exor fizeram proposta conjunta para adquirir essas propriedades, mas o dirigente já rechaçou publicamente a possibilidade.