O posicionamento da marca Red Bull no automobilismo ganhou comprovação científica. A Boston College, por meio dos professores Adam Brasel e James Gips, dos departamentos de marketing e informações, respectivamente, realizou estudo a respeito do comportamento de jogadores de videogame.
Durante o teste, no qual diferentes usuários eram chamados para pilotar carros com e sem as cores e logotipo da Red Bull em jogos eletrônicos, notou-se que, quando o veículo estava personalizado com as características da empresa, os “pilotos” se sentiam mais motivados e registravam tempos superiores aos de carros “comuns”.
Os valores condizem com a campanha “Red Bull te dá asas”, que tenta passar justamente sensações como velocidade e poder, de acordo com artigo publicado no Journal of Consumor Psychology. Para os pesquisadores, a marca também gera efeito “negativo”, como imprudência com velocidade.
A Red Bull Racing, escuderia da Fórmula 1 pertencente à fabricante de energéticos, foi criada em 2004, quando a empresa comprou a equipe da Ford, que competia com a marca Jaguar Racing. Em 2010, conquistou o título da elite do automobilismo com os pilotos Mark Webber e Sebastian Vettel, após ter sido vice-campeã em 2009.