O futebol está em alta nos Estados Unidos. O país foi um dos campeões em vendas de ingressos para a Copa do Mundo, e o torneio disputado na África do Sul em 2010 vem surpreendendo por índices positivos de audiência na região. Depois da classificação às oitavas de final, porém, a “febre” passou a guiar também o planejamento de empresas norte-americanas.
Após a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia na última rodada da fase de grupos da Copa, por exemplo, começou a circular na internet uma foto em que o zagueiro Carlos Bocanegra e o ex-presidente Bill Clinton aparecem abraçados no vestiário do time norte-americano.
Na imagem, Bocanegra e Clinton aparecem segurando garrafas da cerveja Budweiser, que integra o grupo AB-InBev. A marca é patrocinadora da Copa do Mundo e da seleção dos Estados Unidos.
Desde que a imagem surgiu, especula-se que seja uma campanha viral da própria Budweiser para aproveitar a euforia criada pela classificação dos Estados Unidos às oitavas de final. A companhia não se pronunciou sobre o caso.
A Budweiser foi apenas uma das marcas que pegaram carona no bom momento vivido pelo futebol dos Estados Unidos. Também foi assim com outros patrocinadores oficiais da seleção, como a Nike, que já incrementou o volume de vendas de camisas da equipe nacional – ainda não há números fechados sobre esse crescimento.
A transmissão televisiva da Copa do Mundo deste ano tem motivado uma elevação de 64% na audiência em comparação com resultados do torneio de 2006, disputado na Alemanha. Até o momento, ESPN e ABC tiveram 3,35 milhões de espectadores. O site da ESPN contabilizou 1,7 milhões de acessos para ver o jogo apenas durante o confronto com a Argélia.
Com números crescentes de audiência e marcas cada vez mais dispostas a apostar no futebol, a classificação às oitavas da Copa do Mundo também foi significativa para o meia Donovan. O camisa 10 marcou aos 46min do segundo tempo do duelo com a Argélia o gol que classificou os norte-americanos.
Donovan já é patrocinado por Gatorade, Claritin, Nike e AT&T. O jogador não revela quanto recebe desses contratos, mas o gol que definiu a classificação do time na Copa abre caminho para potencializar seu faturamento comercial.