O início da Eurocopa de 2012, que está sendo realizada na Polônia e na Ucr”nia, ajudou a Bandeirantes a alavancar a audiência do Campeonato Brasileiro de futebol. O canal de São Paulo obteve 5,2 pontos no Ibope com Grêmio x Corinthians, melhor desempenho na atual edição do certame.
A Band também registrou 10,20% de participação nos televisores ligados naquele momento, outro recorde para o Brasileirão de 2012.
O jogo do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Grêmio por 2 a 0, foi encaixado pela Band em um bloco de atrações esportivas. O Campeonato Brasileiro foi precedido por Espanha 1 x 1 Itália, válido pela Eurocopa, que deu 5,1 pontos e 12% de share ao canal paulista.
Portanto, o Campeonato Brasileiro praticamente manteve o número de TVs sintonizadas na Band. Os aparelhos que foram ligados depois da Eurocopa procuraram outros canais.
A Band chegou a ter pico de sete pontos com a transmissão do futebol. O resultado foi registrado na Eurocopa e no Campeonato Brasileiro.
A Eurocopa, aliás, tem sido fruto de números bem positivos para a Band. A emissora paulista teve 4,5 pontos com a festa de abertura, na sexta-feira, e cinco pontos no primeiro jogo (Polônia 1 x 1 Grécia).
Até o momento, o pior resultado foi a vitória da Alemanha por 1 a 0 sobre Portugal, no sábado, que deu três pontos à Band. A partida concorreu com o amistoso entre Brasil e Argentina, que foi exibido pela Globo.
Na madrugada de domingo para segunda-feira, a Band ainda exibiu a vitória da Croácia por 3 a 1 sobre a Irlanda. O VT foi mostrado às 3h, com um ponto de Ibope e 10,3% de share.
A estratégia de colar atrações esportivas, contudo, só funcionou para a Band. A Globo mostrou a Fórmula 1 no domingo, e o GP do Canadá teve 12,8 pontos. Esse foi o melhor resultado da categoria no ano.
O Campeonato Brasileiro começou logo depois da F-1, mas não repetiu o embalo. Grêmio x Corinthians rendeu apenas 16,6 pontos à Globo, pior desempenho dos domingos do certame nacional de 2012 até aqui.
Cada ponto no Ibope representa 58.300 domicílios sintonizados. A aferição considera apenas os resultados de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.