A Turkish Airlines (THY) é a nova title sponsor da Euroliga de basquete. O contrato, cuja validade é de cinco anos, foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira e não teve valores revelados.
Esse é o primeiro contrato na história a envolver o nome da Euroliga de basquete. A THY já havia sido uma das principais patrocinadoras do campeonato na fase final de 2010, disputada em Paris.
Além do nome da Turkish Airlines Euroleague e da Turkish Airlines Euroleague Final Four (fase final), a companhia aérea terá direito a espaços de publicidade estática em arenas e eventos oficiais e poderá desenvolver uma série de ações de marketing com a marca da competição.
“Nós trabalhamos durante muito tempo para encontrar o parceiro certo, que pudesse agregar não apenas economicamente, para se tornar title sponsor da Euroliga. Estamos satisfeitos por termos fechado esse acordo e por termos unido forças à Turkish Airlines”, disse Jordi Bertomeu, CEO do campeonato.
Fundada em 1933, sob dependência do Ministério da Defesa da Turquia, a THY foi reorganizada em 1955, quando passou a adotar a atual nomenclatura. Atualmente, 59% das ações da companhia são públicas – o Estado detém o restante.
A THY tem uma média anual de 25,1 milhões de passageiros, e no ano passado conseguiu amealhar receita em torno de US$ 4,4 bilhões em “mbito mundial. Além da Euroliga de basquete, a empresa fechou acordos recentemente com Barcelona e Manchester United para o futebol.
“Depois de termos feito parcerias com duas das maiores marcas do futebol, é um privilégio para nós fechar esse patrocínio à Euroliga, uma das competições de mais prestígio no basquete”, comemorou Hamdi Topçu, presidente da companhia aérea.
A temporada 2010/2011 da Euroliga tem início marcado para o dia 18 de outubro deste ano.