Ex-atletas, atletas e até um técnico resolveram se unir para protestar contra a CBF na terça-feira, em frente à sede de entidade, no Rio de Janeiro. O movimento, que ganhou um site, se denominou de “#OcupaCBF” e tem convocado torcedores para engrossar o coro contra a confederação brasileira.
Alex, Raí, Paulo André, Paulo Autuori, Afonsinho, Djalminha, Paulo Sérgio e Paulo Sérgio Caju formaram o primeiro grupo. Zico entrou no movimento após o anúncio. Alex e Paulo André já fazem parte do Bom Senso FC, que também explicitou apoio ao movimento criado.
Para o grupo, a ocupação é o gesto simbólico. E são listados quatro motivos para o protesto: “CBF vive a pior crise de sua história”, “FBI deflagrou um grande esquema de corrupção na entidade”, “Um presidente foi preso, outro está sumido e o atual pediu licença” e “A CBF precisa de novas eleições com um sistema mais democrático”.
Para atrair os torcedores, foi criado um evento no Facebook. Até o momento, cerca de 200 pessoas mostraram interesse em comparecer ao protesto, marcado para as 15 horas.
Após o afastamento do presidente Marco Polo Del Nero, a CBF tenta uma eleição para colocar um novo vice-presidente na entidade. O plano é fazer um dirigente mais velho e manter o poder após a saída em definitivo do atual mandatário.
O modo que a operação foi imposta, no entanto, gerou uma série de protestos de agentes do futebol brasileiro, que questionam a legalidade da possível votação.