Ex-CEO da Nike capta astros do basquete para agência nos EUA

 

No início de 2014, Charles Denson não respondia mais pelo cargo de presidente da marca Nike no mundo. Executivo com mais de 30 anos de casa, ele decidiu se aposentar. A justificativa era a de que ele iria seguir novos planos.

Meio ano depois, o nome de Denson volta a ganhar o noticiário no mercado de marketing esportivo. O executivo é, agora, CEO da Teneo Sports, uma agência de marketing irlandesa com apenas três anos de atuação no esporte e cuja sede fica em Nova York, nos EUA.

 A contratação de Denson não foi tão alardeada, mas o passo seguinte a ela ganhou tremendo espaço na mídia. Os três primeiros atletas a fecharem negócio com a Teneo foram “apenas” Michael Jordan, Lebron James e Kobe Bryant, talvez os três mais fortes nome do basquete mundial na atualidade.

A ida do executivo para a Teneo foi o motivo que levou os três astros a fecharem contrato.

Denson foi quem gerenciou durante anos a marca Jordan na Nike e também esteve por trás dos acordos firmados com James e Bryant.

O acerto com os astros da bola laranja tumultua ainda mais o mercado de gestão de carreiras nos Estados Unidos. A IMG vem perdendo terreno para outras concorrentes, tanto que tem direcionado seu negócio para outras propriedades, como o esporte universitário. 

Com a chegada de peso da Teneo (que tem como consultores Bill Clinton e Tony Blair), a gestão de imagem de atletas ganha novo patamar. Só com os três astros do basquete, a agência passa a gerenciar contratos que beiram os US$ 200 milhões ao ano.

O ex-CEO da Nike está mudando a cara do marketing esportivo nos EUA.

Sair da versão mobile