No início de 2014, Charles Denson não respondia mais pelo cargo de presidente da marca Nike no mundo. Executivo com mais de 30 anos de casa, ele decidiu se aposentar. A justificativa era a de que ele iria seguir novos planos.
Meio ano depois, o nome de Denson volta a ganhar o noticiário no mercado de marketing esportivo. O executivo é, agora, CEO da Teneo Sports, uma agência de marketing irlandesa com apenas três anos de atuação no esporte e cuja sede fica em Nova York, nos EUA.
A contratação de Denson não foi tão alardeada, mas o passo seguinte a ela ganhou tremendo espaço na mídia. Os três primeiros atletas a fecharem negócio com a Teneo foram “apenas” Michael Jordan, Lebron James e Kobe Bryant, talvez os três mais fortes nome do basquete mundial na atualidade.
A ida do executivo para a Teneo foi o motivo que levou os três astros a fecharem contrato.
Denson foi quem gerenciou durante anos a marca Jordan na Nike e também esteve por trás dos acordos firmados com James e Bryant.
O acerto com os astros da bola laranja tumultua ainda mais o mercado de gestão de carreiras nos Estados Unidos. A IMG vem perdendo terreno para outras concorrentes, tanto que tem direcionado seu negócio para outras propriedades, como o esporte universitário.
Com a chegada de peso da Teneo (que tem como consultores Bill Clinton e Tony Blair), a gestão de imagem de atletas ganha novo patamar. Só com os três astros do basquete, a agência passa a gerenciar contratos que beiram os US$ 200 milhões ao ano.
O ex-CEO da Nike está mudando a cara do marketing esportivo nos EUA.