A vitória de Rubens Barrichello no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, disputado em Monza, assegurou à Globo 16 pontos na manhã do último domingo, apenas 2,6 pontos atrás do confronto entre Vitória x Palmeiras, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Nas duas últimas etapas da F-1, a diferença havia ficado em 4 pontos favoráveis ao futebol: 20 a 16. Os jogos em questão foram Atlético Paranaense x São Paulo, em 23 de agosto, e São Paulo x Palmeiras, no dia 30. O índice baixo ratifica o declínio do esporte mais popular do país em partidas disputadas nos fins de semana. No mês passado, nenhum jogo do Nacional exibido aos domingos conseguiu bater a casa dos 20 pontos de audiência. Em contrapartida, a média da quarta-feira em agosto foi de 27 pontos. No dia 2 de setembro, o clássico entre Corinthians e Santos cravou 30 pontos. Já as duas partidas da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa de 2010 contra Argentina e Chile marcaram, respectivamente, 32 e 36 pontos no canal carioca. O declínio no Ibope foi observado na Band, que conseguiu apenas 5,5 pontos com a derrota do Palmeiras para o Vitória por 3 a 2. Nas semanas anteriores, a emissora do Morumbi chegou a marcar 9 e 8 pontos com o Brasileirão. Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domicílios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.