A despeito de já ter encerrado a carreira, o ex-ciclista alemão Jan Ullrich, 38, ainda tem potencial comercial. Ele fechou nesta semana um contrato com a Alpecin, fabricante de xampus baseados em cafeína.
Ullrich será embaixador global da Alpecin, com participação em todas as campanhas de comunicação da marca. O contrato tem duração de três anos, e o valor investido pela empresa não foi divulgado.
O curioso é que a Alpecin usa o slogan “doping para seu cabelo”. A frase tem ligação com esc”ndalos recentes no mundo do ciclismo, sobretudo em torno de Ullrich.
O alemão, vencedor da Volta da França em 1997 e da Volta da Espanha em 1999, também conquistou duas medalhas olímpicas nos Jogos de Sydney-2000. No entanto, seu nome estava envolvido em um esquema do médico espanhol Enfemiano Fuentes, julgado nesta semana pela corte arbitral do esporte (CAS).
Ullrich, que se aposentou em 2007, foi punido com dois anos de afastamento de competições oficiais de ciclismo. Além disso, o CAS tirou dele o terceiro lugar na Volta da França de 2005.