Os Jogos Olímpicos de 2012, a serem realizados em Londres, serão a base de pesquisa sobre marcas que será feita pelo Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg irá medir o efeito das marcas envolvidas no evento esportivo e hábitos de consumo dos usuários.
A mídia possui cerca de 750 milhões, e os organizadores pretendem mapear como notícias e comentários sobre as Olimpíadas são feitos por esses internautas, segundo o periódico “Financial Times”. Haverá, ainda, enquetes alusivas à relação entre público e marcas.
O principal intuito é proporcionar aos patrocinadores a possibilidade de efetuar mudanças nas estratégias de marketing, ainda durante os Jogos, caso os resultados não cumpram as expectativas. O Facebook já fez pesquisa similar durante a Copa do Mundo de 2010.
A rede conseguiu mensurar, à época, que vídeos produzidos pela Umbro, fornecedora de materiais esportivos da Inglaterra, foram os que fizeram os consumidores se interessarem mais pelos produtos da marca. O plano para as Olimpíadas é o mesmo.