A Professional Golfers Association (PGA), organizadora do PGA Tour, o circuito mundial de golfe, anunciou por meio de seu site oficial que o Aberto de Madri, tradicional torneio da série Masters do Tour Europeu, não será realizado este ano por falta de patrocinadores.
Devido à crise econômica que afeta a Espanha, a organização do torneio não conseguiu encontrar uma empresa que bancasse os custos do evento. O banco espanhol Bankia, que patrocinaria o Aberto, entrou em processo de falência, sendo resgatado pelo governo espanhol. Dessa maneira, o Masters de Madri, que seria realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, teve de ser cancelado.
“Os organizadores esperam encontrar um novo patrocínio para trazer o Aberto de volta ano que vem. É uma pena, mas a situação econômica da Espanha fez com que isso acontecesse”, afirmou Maria Acacia Lopez-Bachiller, porta-voz do torneio.
Além do Masters de Madri, outro evento espanhol do Tour Europeu da PGA, o Masters de Castellón, já havia sido cancelado este ano. Em 2012, o país ainda sediará um evento do calendário do golfe internacional: o Masters da Andaluzia, que será realizado entre os dias 18 e 21 de outubro.