Os resultados positivos do ano fiscal de 2011 animaram a Nike. A companhia divulgou os números em um encontro com investidores, realizado em Beaverton (Estados Unidos), e inflou em até US$ 3 bilhões a meta de faturamento para 2015.
Em maio de 2010, a Nike havia divulgado um plano para faturar US$ 27 bilhões em 2015 (US$ 23 bilhões somente com a marca Nike). Após uma revisão nos números, a companhia agora pretende chegar a algo entre US$ 27 bilhões e US$ 30 bilhões daqui a quatro anos, sendo que a Nike responderá por US$ 24 bilhões ou US$ 25 bilhões.
“Nosso ano fiscal de 2011 demonstra que a Nike fez um progresso substancial para entregar nossos objetivos de crescimento até 2015. Nossa habilidade para criar produtos inovadores, alavancando nossa cadeia de fornecimento, nos permite atacar as maiores oportunidades”, disse Mark Parker, presidente e CEO da companhia de material esportivo.
Nos números de 2011, a principal fonte de faturamento da marca Nike foi a subdivisão de sportswear, que rendeu US$ 5,1 bilhões para a companhia. A área foi seguida por running (US$ 2,8 bilhões), basquete (US$ 1,9 bilhão) e futebol (US$ 1,8 bilhão).
Apesar de ter o maior valor absoluto, a área de sportswear registrou apenas 3% de crescimento, número inferior ao de outros segmentos. A maior evolução foi obtida pelo running, que subiu 30%, seguido por esportes de ação (evolução de 18%).
Entre outras marcas que fazem parte do grupo, o melhor resultado foi o da Converse, que faturou US$ 1,1 bilhão. A Cole Haan respondeu por US$ 518 milhões, a Hurley entrou com US$ 252 milhões e a Umbro faturou US$ 224 milhões.
“Nós estamos focados em um crescimento lucrativo e sustentável, que aumente o retorno do capital. O montante significante que nós esperamos faturar em 2015 nos permitirá investir em experiências para consumidores, inovações na indústria e produtos premium para o varejo, tudo isso enquanto aumentaremos o lucro para os acionistas”, disse Don Blair, diretor financeiro da empresa.