O futebol indiano tem um novo parceiro. A IMG-Reliance fechou contrato de patrocínio com a federação local por 15 ano, em um acordo de US$ 155 milhões. A empresa adquiriu todos os direitos comerciais da competição, com a garantia que vá provocar mudanças radicais no torneio, promovendo e popularizando os jogos.
A IMG-Reliance irá substituir a Zee Sports, a patrocinadora da Liga Indiana nos últimos cinco anos. Antes de assumir o futebol, a empresa já havia fechado contrato semelhante com a Federação de Basquete da Índia.
A reestruturação que a IMG-Reliance irá abranger do futebol de base até o profissional, potencializando a capacidade comercial de cada área. O objetivo é tornar o futebol o maior esporte da Índia, ultrapassando o Críquete.
Com o acordo, a Liga e os clubes cedem direito de mídia, patrocínio e publicidade, licenciamento e franquia. A aposta da empresa está no potencial futuro do futebol do país, que tem mais de um bilhão de habitantes. Hoje, apenas cem milhões de telespectadores assistem aos jogos.
A Índia é hoje um dos países emergentes com maior força. Populoso, seu futebol já impressiona em números: são 3,5 milhões de jogadores registrados em mais de seis mil clubes. O desafio é profissionalizar e divulgar essa realidade.