Em 2010, a Adventure Sports Fair, feira dedicada a esportes de aventura, foi realizada no pavilhão do Anhembi. Na época, os organizadores comemoraram a saída do centro de exposições Imigrantes para o novo local, já que se tratava de um espaço com fácil acesso e mais no centro de São Paulo. Agora, o evento volta à Bienal, no parque do Ibirapuera, graças a um pedido dos feirantes.
A organização da feira, feita pela Promotrade, levantou uma pesquisa entre os participantes e concluiu que a maioria preferia a Bienal aos outros centros de exposição. O foco da decisão estava no público presente, que não fazia diferença em número bruto, mas sim em interesse das empresas em falar com uma população de poder aquisitivo mais alto.
Segundo o diretor da Promotrade, Sérgio Bernardi, com a mudança, a ideia é fazer com que marcas premium tenham um maior interesse em se associar ao Adventure Sports Fair. “Nós estamos tentando – e com sucesso – fazer com que algumas empresas retornem à feira. Um exemplo é a Timberland, que voltou após essa mudança para a Bienal. Com elas, o evento fica mais glamoroso”, afirmou.
Além do apelo da localização do parque Ibirapuera, o retorno da feira para a Bienal se ampara na resolução daquele que, segundo a organização, era o principal entrave do local. A Bienal não conta com um amplo estacionamento, apenas com vagas limitadas de Zona Azul, que divide a sua atenção aos frequentadores do parque. O Anhembi, por exemplo, possui estacionamento próprio, normalmente com uma taxa única por automóvel.
Esse problema foi solucionado com a abertura das vagas que ficavam no prédio do Detran, praticamente em frente à Bienal. O departamento de tr”nsito paulista saiu do local, que abriu espaço para o lançamento de alguns museus no prédio e, por consequência, deixou novas vagas à disposição do público.
Brazil Sports Show
Uma desvantagem será que o espaço da Bienal é inferior ao Anhembi e à Imigrantes. Neste ano, a redução será ainda menor. Paralelamente ao Adventure Sports, acontecerá o Brazil Sports Show, feira que substituirá a Running Show, que em anos anteriores já dividiu ambiente com a ASF.
O que a organização das feiras tentam é ultrapassar os limites do prédio da Bienal para conseguir mais espaço para os feirantes. A ideia é que parte do evento ocorra no campo externo da construção, em gramados do parque Ibirapuera, amenizando o aperto. Independente disso, algumas áreas da Adventure Sports sofrerão redução, caso dos estandes sobre turismo.
O Brazil Sports Show é uma forma de ampliar o Running Show, com aposta em outras modalidades, como o futebol e os esportes olímpicos. Em 2010, o tênis e até o golfe já foram vistos no evento. “São mercados difíceis de trabalhar no Brasil, mas nós acreditamos que a feira ajude a desenvolvê-los no país”, afirmou Sérgio Bernardi.
As feiras acontecerão entre os dias 11 e 14 de agosto.