Transparência para o público, apoio para as marcas. Esse foi o norte da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao desenvolver a primeira plataforma de monitoramento das redes sociais no Campeonato Brasileiro, intitulada Brasileirão Na Rede e lançada oficialmente no mês de junho.
Aberto ao público, o site traz dados atualizados em tempo real com o que é falado pelo torcedor nos estádios durante os jogos, a popularidade dos jogadores, seleção de atletas mais mencionados na rodada, entre outras informações. Além disso, a ferramenta apresenta o lucro das federações, a arrecadação dos jogos, e a bilheteria para facilitar o acesso de mercado e gestores à preferência do público e, também, padronizar os borderôs das partidas.
“É uma ferramenta de análise importante para as marcas. Tanto para aquelas que irão decidir aonde vai a verba, quanto para quem quiser acompanhar o dinheiro aplicado. A análise é georreferenciada e capta aquilo que é falado dentro e nos arredores das arenas”, explica Marcelo Rotenberg, pesquisador da FGV.
Segundo o executivo, a plataforma aperfeiçoa as políticas públicas que interferem na “experiência do torcedor e do patrocinador”, como a segurança pública, transporte e gestão dos estádios.
“Nós queremos lançar em breve uma análise do sentimento do torcedor, se o envolvimento dele naquele jogo foi bom ou ruim. Picos positivos e negativos são importantes referências para tomadas de decisões”, completa o pesquisador da fundação.
O processo de visualização de dados acompanha os acontecimentos da competição. A análise considera as transferências de jogadores e as mudanças no comando técnico dos clubes; deixando os dados sempre condizentes com a realidade efêmera do universo do futebol nacional.
A FGV ainda estuda se o site ficará no ar permanentemente ou se sairá do ar no encerramento da atual edição do Campeonato Brasileiro.