Tema recorrente na Copa do Mundo de futebol neste ano, o marketing de emboscada também marcou presença na Fórmula 1. Nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) conseguiu importante vitória judicial para proteger os direitos da categoria.
A vitória da FIA foi proibir a circulação de uma bebida chamada F1 Racing Energy Drink em Cingapura, país que abrigou a primeira corrida noturna da história da categoria. A Speed Drinks, companhia responsável pelo produto, também foi obrigada a destruir um estoque de 65 mil latas.
A Speed Drinks argumentava que o termo F1 é genérico e que não pode ser associado apenas à Fórmula 1. No entanto, a Suprema Corte de Cingapura deu razão à reclamação da FIA.
A decisão judicial também impede a Speed Drinks de usar o termo F1 em sua comunicação e sentencia a companhia a tirar do ar um site que fazia uso do nome. Segundo a FIA, esse tipo de iniciativa pode complicar iniciativas futuras da entidade em termos de licenciamento da marca.
Apesar do revés judicial, a Speed Drinks não precisará pagar nada à FIA pela ação de emboscada.