A menos de dez dias da abertura da temporada 2012, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta semana a rescisão unilateral do contrato com a North One Sport, empresa contratada para promover o mundial de rali (WRC). A entidade acusa a antiga parceira de não ter cumprido o que havia sido acordado.
Em comunicado oficial, a FIA disse que a North One Sport “falhou em obrigações contratuais” e classifica isso como uma “violação fundamental do contrato”. A entidade ainda não decidiu se substituirá a antiga parceira.
A instituição também disse que a North One Sport não conseguiu dar garantias financeiras mínimas para a realização do WRC: “Isso colocou a FIA em uma situação sem precedentes, a apenas dez dias da abertura da temporada”.
Segundo a revista “Autosport”, o problema da North One Sport é que a empresa contava com um investimento oriundo de um fundo do Qatar. Contudo, a negociação naufragou e a empresa ficou sem esse aporte.
“O que mais nos desaponta é que, depois de dez anos ao lado da FIA para o WRC, ninguém pegou o telefone e falou conosco. Fomos tratados com total desprezo”, disse uma fonte não identificada, que trabalha na North One Sport, à revista.