Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Fifa breca projetos que queiram levar jogos de ligas ao exterior

Notícia deve colocar "pá de cal" definitiva nas tentativas da LaLiga

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/02/2020, às 10h04

Imagem Fifa breca projetos que queiram levar jogos de ligas ao exterior

A comissão de grupos de interesse do futebol da Fifa colocou-se contra a disputa de jogos de ligas no exterior. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (27), o grupo reforçou o posicionamento da Fifa, que desde 2018 já proibiu que dois jogos da LaLiga (Campeonato Espanhol) fossem realizados nos Estados Unidos. Oficialmente, a comissão deixou clara a opinião de que "os jogos nacionais oficiais dever ser disputados no território da associação em questão".   

A notícia deve colocar uma "pá de cal" definitiva nos planos da LaLiga, que vem criticando bastante o posicionamento da Fifa desde agosto de 2018, quando assinou uma parceria de 15 anos com a Relevent, multinacional de mídia, esportes e entretenimento, com o objetivo de internacionalizar sua marca e chegar ao mercado americano, considerado primordial para uma desejada expansão para fora das fronteiras espanholas.

Foto: Reprodução / Twitter (@realmadrid)

De lá para cá, a LaLiga tentou levar o duelo Girona x Barcelona para Miami em janeiro de 2019, mas não obteve sucesso. Depois, já na atual temporada, em outubro de 2019, fez uma segunda tentativa com Villarreal x Atlético de Madrid, mas novamente não ganhou nenhum tipo de respaldo da Fifa nem da própria Federação Espanhola (RFEF).

Vale lembrar, no entanto, que o futebol espanhol conseguiu organizar sua última Supercopa em território estrangeiro, após anunciar a iniciativa em fevereiro do ano passado. O torneio foi realizado em janeiro deste ano na Arábia Saudita, com o troféu sendo erguido pelo Real Madrid. Nos últimos anos, Itália e França também têm usado a estratégia de disputar suas Supercopas fora de seus territórios.