Em nota publicada em seu site oficial, a Fifa divulgou nesta quarta-feira que aceitou as garantias financeiras da construção da arena de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, e que esse será o estádio da cidade na Copa do Mundo de 2014. O texto da entidade não faz nenhuma menção à abertura do evento.
O anúncio da Fifa representa um veto definitivo ao Morumbi, estádio que foi a primeira escolha de São Paulo para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Em julho do ano passado, o comitê organizador local (COL) divulgou que a arena havia sido vetada.
Apesar disso, o São Paulo manteve as obras no local e disse que adequaria o estádio ao padrão da Fifa. A esperança do clube era o atraso no cronograma de obras do estádio do Corinthians.
Contudo, o COL enviou ao São Paulo nesta semana um termo de distrato sobre o Morumbi. No documento, oficializa que o estádio não será utilizado na Copa do Mundo de 2014.
“Essa aprovação em tempo recorde, em menos de um ano, é fruto do empenho do Corinthians e do poder público de São Paulo, em especial do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab”, disse Ricardo Teixeira, presidente do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na nota publicada pela Fifa.
Ainda de acordo com o texto da entidade, haverá um anúncio em outubro sobre a tabela oficial da Copa do Mundo de 2014. Nessa data, a entidade vai oficializar a sede da abertura da competição.