No último dia 11, o Figueirense foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro após dois anos consecutivos na elite do futebol nacional. O clube de Florianópolis já trabalha com a ideia de que a queda afetará suas receitas para 2013. O contrato atual com a Rede Globo, referente às cotas de televisão, por exemplo, expirará ao final deste ano. Com a mudança de divisão, dificilmente o time conseguirá a mesma faixa recebida na Série A.
Por conta disso, a equipe alvinegra acredita que os patrocinadores de uniforme passarão a ter import”ncia ainda maior. Ela já negocia com empresas para o ano que vem, mas prefere não revelar quais permanecerão ao seu lado e quais a deixarão. No momento, o Figueirense é patrocinado por oito companhias: Eletrobras, Taschibra, Penalty, Unimed, MG Eletro, J.A. Urbanismo, Caixa e Liderança Serviços.
O marketing também terá alterações. A proposta para 2013 é reduzir os custos e terceirizar as atividades. Apesar de ter demitido o diretor Renan Dal Zotto e o gerente Gean Carlos Firmino, o clube não irá substituí-los, pelo menos no curto prazo. Vanessa Krispin, com experiência no setor, foi contratada há algumas semanas. Com a nova executiva, o time de marketing está completo.
“Os maiores projetos da área, como o Jovem Furacão e a plataforma digital, sofrerão pouca ou nenhuma interferência, pois foram idealizados e vinham sendo conduzidos pela área de negócios”, explicou Wagner de Castro, coordenador de marketing do Figueirense.
“É claro que há redução de orçamento. No entanto, não vejo que isso venha a prejudicar a performance do departamento. Acredito que com ele enxuto será possível direcionar bem as atividades e extrair o melhor para a equipe”, previu o dirigente.