A Fila vai patrocinar jogadores de futebol do Brasil a partir deste ano. A decisão faz parte de um planejamento da marca para a modalidade, iniciado no ano passado, quando a empresa assumiu o fornecimento de material esportivo de Botafogo e Figueirense (os clubes vestiam Kappa e Umbro, respectivamente, marcas que também faziam parte do grupo Dass). O fortalecimento do trabalho no futebol foi um dos carros-chefes para um ano positivo da Fila no Brasil. A despeito da crise financeira internacional, a marca fechou 2009 com crescimento de 27% no país. Além disso, obteve mais espaço em pontos de venda e conseguiu ampliar o número de espaços em que seus produtos são comercializados. Neste ano, a ideia da Fila é fortalecer a ativação dos patrocínios a Botafogo e Figueirense. A empresa já tem camarotes nos estádios dos dois clubes, e agora intensificar o uso desses espaços em ações de relacionamento com torcedores. Outra aposta da Fila para crescer no mercado do futebol é o patrocínio a atletas. A empresa contratou Rafael Pedreira, novo responsável por sports marketing da modalidade. Sua função principal para o início de 2010 é mapear o mercado nacional em busca de atletas que tenham o perfil da companhia. Esse levantamento deve durar cerca de um mês. A partir disso é que a Fila definirá quantos e quais jogadores de futebol do Brasil serão patrocinados pela marca em 2010. A investida progressivamente contundente sobre a modalidade faz parte de um planejamento da marca para a Copa do Mundo desta temporada, na África do Sul. ?Vamos procurar jogadores que tenham o DNA da Fila. A performance é importante para isso, mas trabalhamos com outros indicadores. Contam as questões de design e estética, por exemplo?, enumerou Diogo Guimarães, gerente de marketing da marca no Brasil. Apesar do investimento em futebol, o segmento de running ainda responde por metade do portfólio da Fila. A companhia tem como segundo faturamento a linha de calçados para prática de esporte ao ar livre, chamados de outdoor.