Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Finais dos Estaduais puxam ações de patrocinadores pelo Brasil

Torneios serviram como plataforma de ativação para marcas parceiras das equipes

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 23/04/2019, às 06h59 - Atualizado às 09h59

Imagem Finais dos Estaduais puxam ações de patrocinadores pelo Brasil

Os campeonatos estaduais estão longe de serem unanimidades entre os torcedores, mas, nesta semana, mostraram-se úteis a pelo menos uma categoria específica: os patrocinadores dos clubes. Os torneios espalhados pelo Brasil serviram de plataforma de ativação para as marcas que têm relação direta com as equipes. E o principal exemplo esteve no Corinthians.

Os parceiros do campeão paulista aproveitaram o título da equipe para fazer ações com os torcedores. Nesta segunda-feira (22), a ALE Combustíveis anunciou uma campanha para dar descontos de 50% na visita à arena do time, em Itaquera. Para isso, é preciso procurar placas expostas no estádio em uma foto 360º tirada durante a partida do último domingo (21). Cada anúncio possui uma frase. O cliente precisa ir a um site, se cadastrar, dizer a frase vista na imagem e ganhar o abatimento.

Foto: Divulgação / ALE

A ALE não foi a única. No fim de semana da partida, a cerveja Estrella Galicia lançou um vídeo para pedir que os torcedores corintianos ficassem em pé durante a partida decisiva como forma de "resistência", um conceito usado pela marca. O vídeo foi exposto em redes sociais e no telão da Arena Corinthians.

Foto: Divulgação / Estrella Galicia

Em campo, após a conquista do título, a Estrella Galicia distribuiu copos de cervejas para os jogadores. No gramado, a Positivo também ganhou destaque, graças a uma selfie tirada com um celular da empresa. O responsável pela foto foi Vagner Love, herói do jogo. A imagem foi para as redes sociais da equipe paulista.

O meio on-line, aliás, foi o mais usado pelas companhias de forma geral. Os bancos digitais, por exemplo, usaram as redes em peso. As contas focadas no BMG e Corinthians e no Digi+ e Cruzeiro colocaram o título do estadual como principal conteúdo nos últimos dias. E até o Banco Inter, patrocinador do São Paulo, usou o Twitter para mandar mensagens de apoio ao time, derrotado no fim de semana. Já a MRV usou a conta da empresa para parabenizar Flamengo e Fortaleza. O mesmo fez a Universidade Brasil com relação ao campeão carioca.

No Sul, a Brahma também usou o Twitter para prestigiar o Grêmio na última semana. O destaque, no entanto, foi a ação realizada pela Uber que fez uma disputa entre os tricolores e o Internacional. Durante a semana da decisão, quem usava o código dos times ganhava desconto em viagens. E a torcida que mais usou a ativação ganhou abatimentos ainda maiores da empresa de transporte.

De maneira geral, os clubes vencedores fizeram uso intensivo de seus canais oficiais, com fotos, vídeos e brincadeiras. As ações, no entanto, tiveram tempo limitado: há jogos importantes no meio de semana. No fim, os Estaduais mostraram que ainda têm peso para o mercado, mesmo com um calendário tão apertado.