A Conmebol tomou uma decisão inusitada para a final entre River Plate e Boca Juniors: o jogo será realizado em Madrid, capital espanhola. Essa deverá ser a primeira vez que o título da Libertadores da América será disputado fora da América. Em uma relação curiosa com o nome da competição, o jogo será no país colonizador da maior parte do continente.
Segundo a Conmebol, Madrid foi a escolhida pelo alto número de argentinos que vivem na Espanha, cerca de 250 mil pessoas. E quem irá arcar com todos os gastos, mais uma premiação extra pela partida, será o Governo do Qatar, que, em um primeiro momento, queria colocar o jogo em Paris. Atualmente, a Qatar Airways é patrocinadora do Boca Juniors e também da própria Conmebol.
Foto: Reprodução
A notícia, no entanto, não agradou ao River Plate. Na madrugada de quinta para sexta-feira, o time lançou um comunicado para reiterar que irá apelar aos meios legais para garantir que a final da Libertadores seja realizada em seu estádio, o Monumental de Nuñez. Foi na arena de Buenos Aires que o ônibus do Boca Juniors foi apedrejado no último fim de semana.
Nesta semana, a Conmebol já havia anunciado que a decisão entre River Plate e Boca Juniors seria fora da Argentina, com o argumento de que o país não havia conseguido apresentar garantias de segurança para o duelo.
O palco escolhido para a decisão do torneio será o Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid, que, no fim de semana da final, jogará em Huesca, pelo Campeonato Espanhol. Com capacidade para mais de 80 mil pessoas, o estádio espanhol foi a sede da final da Liga dos Campeões de 2010.