A decisão da Liga dos Campeões da Europa, que será realizada nesta quarta-feira em Roma (Itália), deverá gerar um incremento na economia europeia de R$ 880 milhões. Isso é o que aponta estudo anual encomendado pela MasterCard, patrocinadora oficial da Liga, sobre o impacto econômico do principal torneio entre clubes do futebol. O levantamento leva em consideração diversos aspectos relacionados à movimentação financeira em torno do jogo decisivo entre Barcelona e Manchester United e o que isso representa para a economia do continente. Ainda de acordo com o estudo, a cidade do time campeão também receberá um benefício de cerca de R$ 42 milhões em aumento da economia. O número se refere a uma melhora na imagem e na reputação da cidade, a possibilidade de incrementar o turismo na região, além do aumento de consumo do torcedor em bares, restaurantes e lojas por conta da felicidade com a conquista do título. A maior geração de receitas, porém, será na cidade de Roma, palco da decisão. A capital italiana deverá ter, segundo o levantamento, um incremento em sua economia de cerca de R$ 129,3 milhões. Os fatores associados a isso incluem desde o aumento no comércio por conta da ida de torcedores estrangeiros para a partida até a recepção de novos grandes eventos pela cidade no futuro. Os clubes finalistas também terão um aumento em suas receitas por conta da participação na final . O campeão deverá ganhar cerca de R$ 313 milhões a mais, por conta de valorização dos seus jogadores, premiação, novos acordos de TV, aumento da venda de ingressos e acordos de patrocínio. O vice-campeão pode ficar por volta de R$ 184 milhões mais rico. Curiosamente, o estudo aponta ainda que a crise financeira mundial poderá ajudar a edição deste ano a ter a final com a maior movimentação financeira da história. Sem tantas opções de lazer, os europeus deverão injetar cerca de R$ 71 milhões na economia europeia nesta quarta-feira, assistindo ao jogo pela TV, em bares, restaurantes, etc. A expectativa é de que a partida bata todos os recordes de audiência do esporte na Europa. Movimento similar foi vivido neste ano pelos Estados Unidos, que tem na decisão do Superbowl, a final da temporada do futebol americano, o seu principal evento esportivo. Em 2009, a edição do Superbowl teve os maiores índices de audiência e os melhores anunciantes de TV da história.