Com as finais de Conferência cada vez mais próximas de um desfecho, as empresas ligadas à NBA já se preparam para a grande decisão, que pode ter significados distintos para cada uma delas. Parceiras pessoas de Kobe Bryant e Lebron James, Nike e Glacéau (subsidiária da Coca-Cola) torcem por um confronto entre os craques, enquanto Adidas e Gatorade (da PepsiCo.), aliadas à Liga, veem a chance com certa apreensão. Considerada a opção dos sonhos dos fãs, a decisão entre Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers geraria uma série de ações de ativação das de Nike e Glacéau. De certo modo, as rivais poderiam roubar a cena de duas patrocinadoras oficiais da NBA. O andamento das decisões, no entanto, está colocando o planejamento dos dois lados em risco. Favoritos em suas séries, Lakers e Cavaliers estão com dificuldades para superar Denver Nuggets e Orlando Magic, respectivamente, pondo em dúvida a final dos sonhos. A expectativa sobre a decisão, no entanto, independe dos astros, segundo especialistas. Até o momento, a audiência dos playoffs da NBA cresceu 10% na ESPN e 15% na TNT, dona dos direitos para a TV aberta. Só o terceiro jogo da série entre Nuggets e Lakers teria sido visto por mais de seis milhões de espectadores, um recorde para as finais de Conferência. ?O que você tem visto nestes playoffs é realmente o melhor negócio para a televisão. Não tem roteiros, você não sabe o que vai acontecer noite após noite e tem todo esse drama e o suspense que você espera?, disse Doug White, diretor de programação e aquisições da ESPN. ?Está havendo um grande barulho em torno da NBA novamente. Em todos os lugares que eu vou tem gente perguntando sobre esses jogos, e nós temos visto esse retorno nos índices de audiência?, disse David Levy, presidente da Turner Sport, que controla a TNT. ?Eu acho que a NBA provou, especialmente nos últimos anos, que não é feita de apenas um ou dois jogadores. E por isso não creio que o sucesso das finais vá ser determinado pela presença ou não de Kobe e Lebron?, concluiu White.