A final dos play-offs da Sky Bet Championship, a segunda divisão do futebol inglês, nunca pagou tanto a seu vencedor. Na atual temporada (2013/2014), o prêmio financeiro corresponderá ao triplo do valor de uma década atrás, segundo a Deloitte.
Há dois clubes na disputa: Derby County e Queens Park Rangers (QPR). A empresa de consultoria calcula que o primeiro lucrará 120 mil libras (R$ 447 mil) em caso de vitória, enquanto o segundo ganhará 80 mil libras (R$ 298 mil) caso vença o duelo.
No caso do QPR, o montante é mais baixo pelo fato de ele já receber bônus referente ao rebaixamento da Premier League, a elite nacional, na temporada anterior (2012/2013). Sim, lá os rebaixados são recompensados com auxílio financeiro para se manter na divisão inferior.
“O crescimento no valor da promoção para a Premier League oferece a oportunidade de os clubes recém-promovidos realizarem investimentos estratégicos dentro e fora do campo”, explica Adam Bull, consultor sênior do segmento esportivo da Deloitte.
E as cifras dos novatos serão elevadas também na Premier League. Os integrantes da primeira divisão registram altos faturamentos com a competição. Os índices do torneio são alavancados principalmente pelos direitos de transmissão das partidas.
A decisão está marcada para o próximo sábado (24), no estádio Wembley, em Londres. Derby County e QPR lutam pela última vaga na elite para a próxima temporada (2014/2015). Leicester e Burnley já estão garantidos. Os promovidos serão substituídos por Fulham, Norwich e Cardiff.