A Fisk abandonou momentaneamente a filosofia de não investir em mercados inflacionados. Após ter feito aporte pontual no Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista, quando a equipe bateu o Palmeiras nos pênaltis, a escola de idiomas acertou patrocínio longevo com o clube alvinegro, com término em dezembro deste ano.
A marca da empresa estará no uniforme corintiano já contra o Santos, no próximo domingo (8), pela primeira partida das finais do Estadual. As propriedades a serem ocupadas são as barras inferiores frontal e traseira da camisa. O acordo será oficializado na tarde desta quinta-feira (5), às 16h45, em coletiva de imprensa.
Com o negócio, a Fisk aumentou consideravelmente o valor investido no esporte. Antes de fechar com o Corinthians, a empresa dedicava cerca de 30% da verba de comunicação para o esporte, algo em torno de R$ 5 milhões. Agora, segundo apurou a Máquina do Esporte, esse número foi elevado para cerca de R$ 13 milhões.
O patrocínio destoa da estratégia que vinha sendo executada pela companhia até o momento. Para o Campeonato Brasileiro, a Fisk havia feito aportes até o fim da temporada no Atlético-GO e no Ceará, de R$ 1 milhão em cada. No ano anterior, foram patrocinados Avaí e Grêmio Prudente, mas ambos não foram renovados.
A representatividade do Corinthians no mercado brasileiro, porém, fez com que a escola de idiomas fizesse investimento extra, não previsto no planejamento inicial. A oportunidade de ocupar as barras da camisa surgiram após o Banco Panamericano, antigo dono desses espaços, descobrir rombo de R$ 4,3 bilhões e retirar o aporte.
Para a Fisk, cujo faturamento cresceu de R$ 600 milhões em 2009 para R$ 720 milhões em 2010, o aporte representa tentativa de ampliar eses valor para R$ 800 milhões em 2011. Os franqueados da escola poderão explorar a imagem de atletas e clube, bem como há plano de construir unidade no centro de treinamento da equipe.