O Flamengo finalmente irá lançar produtos licenciados de seu principal astro: Ronaldinho Gaúcho. O clube anunciou em seu site oficial que em setembro serão colocados no mercado os novos artigos envolvendo o nome do jogador e a imagem do time carioca. A comercialização será feita em todo o território brasileiro e via internet.
Serão três produtos inicialmente: o boneco, feito pela Iguti e Mundo da Bola Brasil, por R$ 49,90; a tolha, da Buettner/Bouton, por R$ 39,90; e a pulseira, da Greddy, por R$ 69,90. Na nota oficial lançada pelo clube, esses “serão apenas os primeiros de muitos ainda a serem lançados pelo Flamengo”.
O vice-presidente de marketing do clube, Henrique Brandão, deixou a sua declaração: “São os primeiros produtos de outros que virão dessa relação Flamengo/Ronaldinho Gaúcho, que está mais do que concretizada. Tenho certeza que essa parceria vai gerar muitos frutos e, o quanto antes, iremos anunciar outros produtos”.
Em junho, o Flamengo já havia declarado que estava prestes a lançar produtos envolvendo Ronaldinho e o clube. O então diretor de marketing Harrison Baptista justificou a demora do processo de lançamento às divergências entre as quatro parte envolvidas: jogador, agente, clube e Traffic. Na ocasião, o formato do contrato havia sido acertado, após um semestre com o meia na Gávea.
O Flamengo e a Olympikus têm vendido cerca de 150 mil camisas por mês desde que Ronaldinho chegou ao clube. A maioria dos modelos foi comercializada com o nome do jogador nas costas. Ainda assim, não há previsão de vendas e faturamento com os licenciados do meia, apesar do clima otimista no Rio de Janeiro.