Nos últimos anos, os clubes brasileiros têm criado o costume de lançar produtos licenciados em série, como forma de conseguir uma arrecadação cada vez maior com o uso da sua marca. Com esse foco, o Flamengo resolveu inovar. O clube usará a sua marca não em um produto, mas em uma loja virtual de varejo, com foco em produtos eletroeletrônicos sem nenhuma relação com o clube rubro-negro.
O novo projeto do Flamengo pode estrear no mercado já em janeiro de 2011. Trata-se de uma parceria entre duas empresas: a Hermes, especializada em compra por catálogo, e a Compra Fácil, empresa de vendas de varejo online. Com a formação da Loja Flamengo, o trio mira gigantes do segmento como Americanas, Magazine Luiza e Ricardo Eletro.
Para o diretor de marketing do Flamengo, Harrison Baptista, essa é uma maneira do clube entrar ainda mais no dia-a-dia do torcedor. Para as três partes envolvidas, essa paixão se insere de maneira simples: “Se o consumidor estiver em dúvida, ele fará uma pesquisa. Se os preços forem os mesmos, o torcedor vai comprar na loja do Flamengo. Ele terá mais afinidade”, afirmou Baptista.
O argumento do diretor de marketing é que a nova loja tem uma vantagem significativa sobre as suas concorrentes. Não será necessária a criação de uma identificação com a marca, algo que aconteceria com um nome novo. “Eu não preciso conquistar o consumidor”, ratifica o Baptista.
Junto com o lançamento da loja, chegará ao mercado um cartão de fidelidade para os clientes flamenguistas. O cartão será pré-pago e popular, no objetivo de massificar o novo empreendimento. Eles custarão até R$ 10,00, com taxa de R$ 15,00 para a manutenção. Os beneficiados poderão até ter descontos em ingressos, o que o tornaria semelhante ao sócio-torcedor, mas em formato mais acessível.
O atual programa de sócio-torcedor do clube, no entanto, não será esquecido. O “Cidadão Rubro-Negro” deverá ser contemplado com os novos planos do marketing flamenguista. A ideia é dar descontos para esse torcedor, aumentando a gama de benefícios adquiridos por aqueles que adotarem o plano.
Por fim, a ideia passa também em fazer ações com as empresas patrocinadoras do clube, ampliando as propriedades oferecidas para os futuros parceiros flamenguistas. Apesar de essa possibilidade ainda não estar definida, a ideia é fazer com que a empresa envolvida tenha acesso ao site da loja e aos seus consumidores.