O Flamengo quer a ajuda da torcida para aumentar o acervo de seu museu na Gávea, o Fla Experience, e também aumentar a interatividade entre os fãs do time e o novo espaço, criado no fim de 2014. Para isso, a Futebol Tour, que administra o local, presenteará aqueles que fizerem doações ao clube.
O objeto doado pode ser uma revista, um jornal, uma camisa antiga ou qualquer outra peça que remeta à história do Flamengo. Quem fizer a doação recebe em troca um certificado que atesta o serviço prestado ao clube. O artefato passará por um processo de avaliação e poderá ser exposto ou arquivado na Gávea.
Para dar o exemplo, o ex-jogador de basquete Guima, que hoje é supervisor da modalidade no Flamengo, cedeu alguns objetos. Entre as doações, foram incluídas uma camisa, uma faixa de campeão do mundo de basquete e uma súmula de jogo da Copa Intercontinental.
A Fla Experience abriu a possibilidade de troca no início desta semana. Por enquanto, a maioria das entregas foi de publicações antigas sobre o clube. Não houve ainda um levantamento de quantos objetos foram doados.
A ação faz parte do plano da Futebol Tour em tornar o Fla Experience um ponto de referência do clube carioca, com eventos, com encontros de ex-jogadores e torcedores em datas comemorativas. O plano da agência é tornar o local um ponto turístico famoso no Rio de Janeiro, a exemplo do que acontece com clubes europeus. O plano ambicioso é fazer do museu uma das cinco maiores atrações da capital fluminense.
Hoje, o fluxo de pessoas é de 300 visitantes por dia. Desde sua inauguração, há poucos meses, 7 mil torcedores já passaram pelas novas instalações. Todo o controle do local é feito pela Futebol Tour, que investiu integralmente na reforma do espaço na Gávea. A agência espera ter o retorno do empreendimento em dois anos.