Nos próximos dias, o Flamengo deve anunciar uma série de produtos licenciados envolvendo o meia Ronaldinho Gaúcho. O faturamento com a área era previsto como um dos meios de obter retorno com o astro brasileiro, mas os planos tiveram que ser adiados, já que o contrato padrão adotado para licenciados dependia da aprovação de quatro mãos.
Para estabelecer o documento, Flamengo, Ronaldinho, representante do jogador e Traffic tiveram as suas exigências, o que atrasou o processo de fechamento em três meses. Com todos em acordo sobre divisões e usos, o clube pôde acertar os detalhes com as empresas interessadas.
A princípio, serão 12 licenciados lançados no mercado. Na lista de novidades, estão mochilas, bonecos e roupas para crianças, sempre remetendo ao clube carioca e à imagem de Ronaldinho Gaúcho. A partir do estabelecimento do contrato, o clube teve apenas que dar o aval para essas negociações que já estavam avançadas.
A diretoria do Flamengo ainda não consegue fazer uma avaliação de quanto poderá lucrar com produtos licenciados, mas o plano é colocar o máximo de possibilidades no mercado. O potencial de vendas de Ronaldinho Gaúcho, no entanto, já é bem conhecido, graças à venda de camisa oficial.
Com o uniforme de jogo, o Flamengo alcançou os níveis de venda obtidos em 2009, quando o clube foi campeão brasileiro e vendeu mais de um milhão de camisas. Neste ano, o clube vende em média 150 mil camisas por mês, sendo 65% dos modelos com a inscrição de Ronaldinho Gaúcho nas costas.