Dois dos grandes clubes brasileiros se reuniram com órgãos públicos nos últimos dias para facilitar o acesso de torcedores aos seus estádios por meio de transporte público. Flamengo e Grêmio têm buscado soluções para melhorar o acesso às arenas.
O time carioca tem se preparado para assumir o estádio da Ilha do Governador, local em que a equipe atuará pelos próximos três anos. Com dificuldades com a concessionária do Maracanã, a estrutura deverá ser usada já na partida contra o Atlético Paranaense, pela Libertadores.
Agora, o Flamengo conversa com a Prefeitura do Rio de Janeiro para ter um ônibus especial para os dias de jogos. O transporte sairia do Shopping Nova América, onde há estacionamento e uma estação de metrô na proximidade, e de Bonsucesso.
Já a intervenção do Grêmio deverá ser mais simples. O que o clube pede à prefeitura é um acesso melhor entre a Estação Anchieta e a arena do clube, em projeto chamado de “Até a pé nós iremos”.
O Grêmio calcula que entre 10% e 12% do público que frequenta a Arena do Grêmio vai ao jogo pelo trem. Na final da Copa do Brasil 2016, houve 5 mil passageiros a mais na linha que leva os torcedores ao estádio.
Além de uma reforma para facilitar o acesso, a ideia do Grêmio é transformar o caminho em algo relacionado ao clube, com decorações que remetam à equipe gaúcha e com atividades, com recreação e entretenimento para os torcedores. Nesse modo, a Prefeitura de Porto Alegre ficaria responsável pelas obras de infraestrutura, enquanto o clube e arena ficaram com a decoração e manutenção desse novo caminho.