Flamengo e Vasco não disputarão o Campeonato Estadual de Basquete. Os clubes anunciaram na sexta-feira (11), em comunicado em conjunto, que se recusarão a jogar com torcida única. E, como não haveria condição de partida em outro cenário, as equipes preferem não entrar em quadra pelo torneio.
Com a decisão, Botafogo e Macaé também resolveram sair. E, dessa maneira, não haverá o próximo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
Para os clubes, há três fatores que impedem a entrada em quadra: a existência de grupos violentos de torcedores, a situação financeira caótica do Estado do Rio de Janeiro, que não consegue coibir a agressão entre esses grupos, e a ausência de uma estrutura adequada na cidade para receber uma partida com as torcidas divididas.
“Repudiamos a ideia de minimizar essa grandeza de nossas instituições, que merecem ginásios à altura dos clássicos, com torcida dividida. Nos declaramos frontalmente contra a ideia de torcida única, que representa a falência do esporte como meio de paz e não de guerra”, afirma o documento divulgado na sexta-feira.
Os clubes aproveitaram para reforçar as críticas aos novos equipamentos do Rio. As arenas, construídas com “vasto dinheiro público”, não teriam condição de receber as partidas pelo alto custo apresentado para atuar nelas. “Esperamos, a partir dessa estratégia, chamar a atenção para a gravidade do atual quadro do esporte olímpico do Rio de Janeiro”.
Em 2016, o duelo entre os clubes teve confusão com torcedores, em ginásio na Tijuca. A torcida única foi adotada, mas ainda assim houve problemas. Na final, o Vasco se recusou a entrar em quadra por segurança, e o Flamengo foi declarado campeão por WO.