Flamengo lança camisa comemorativa por 87

Frente da camisa vendida pelo Flamengo

Frente da camisa vendida pelo Flamengo

“Hexa, Eu Já Sabia!”. Dessa maneira o Flamengo resolveu comemorar a oficialização do título brasileiro de 1987 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estampando a frase em uma camisa de algodão que será vendida por R$ 49,90.

A frase, aliás, estará acompanhada da polêmica Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal e entregue ao São Paulo dias antes da CBF oficializar o Flamengo como hexacampeão. O objeto foi um dos motivos da crise do Clube dos 13, já que a diretoria tricolor não quis reconhecer a conquista flamenguista.

Em 1987, o Flamengo foi campeão da Copa União, organizada pelo recém criado Clube dos 13. Naquele ano, a CBF declarou que não tinha condições de organizar um campeonato nacional. Em meio à competição vigente, a entidade determinou que o vencedor do torneio saísse do confronto entre os dois módulos, o que não foi acordado pelo C13.

Ao longo dos anos, a CBF não reconhecia o Flamengo campeão, mas, de forma geral, imprensa e clubes o faziam. Quando o São Paulo foi o vencedor do Nacional de 2007, declarou-se “Penta Único” e reivindicou a Taça das Bolinhas. Agora, o Flamengo espera pelo objeto e comercializa a sua vitória nos bastidores com mais um produto licenciado.