O Flamengo vai lançar nesta quinta-feira, em evento no Rio de Janeiro, a chopeira oficial do clube. O produto foi desenvolvido em parceria com a Gel Chopp, e a apresentação reforçará uma aposta da equipe rubro-negra em um incremento de sua linha de licenciados.
A área de licenciamentos tem sido uma aposta consistente do Flamengo nos últimos anos. O clube rubro-negro lucrou apenas R$ 1,85 milhão com produtos oficiais em 2008, mas chegou a R$ 7,87 milhões no ano seguinte e atingiu R$ 13,5 milhões em 2010.
A única fonte de receita que teve aumento mais contundente foi o patrocínio. O Flamengo recebia R$ 23,6 milhões de empresas em 2008, mas chegou a R$ 43,7 milhões nesta temporada.
O problema é que o valor amealhado com patrocínios não deve ter novos aumentos expressivos nos próximos anos. A Batavo, que comprou a cota máster em 2010, avisou que não renovará o vínculo.
Em contrapartida, a venda de produtos licenciados ainda é pouco explorada. Por isso, a ideia do Flamengo é incrementar a oferta de produtos. A choppeira é um exemplo de trabalho com esse intuito.
O evento de quinta-feira, na loja Flashop do centro do Rio de Janeiro, terá participações dos ex-jogadores de futebol Adílio e Nunes e das ex-atletas de vôlei Leila e Virna. Os quatro vão interagir com o público e distribuirão autógrafos.