Por Redação – São Paulo (SP) em 22 de Dezembro de 2009 às 19:00
O Flamengo vai ter o maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro. O clube carioca fechou com o grupo Hypermarcas, que pagará algo em torno de R$ 28 milhões por toda a camisa rubro-negra na próxima temporada.
Em 2009, a companhia estampou a marca Bozzano nas mangas do uniforme do campeão brasileiro. Os valores já foram acertados, e faltam apenas alguns detalhes para um anúncio oficial da parceria.
A expectativa da diretoria do Flamengo é formalizar o acordo com a Hypermarcas até a próxima quarta-feira. A empresa usará dois produtos diferentes no uniforme rubro-negro, um na manga e outro no peito e nas costas, mas ainda não divulgou como será esse arranjo.
O contrato do Flamengo com a Hypermarcas passa a ser o maior patrocínio de uma companhia a um clube de futebol no Brasil. Anteriormente, o recorde havia sido alcançado pelo Corinthians, que obteve R$ 18 milhões do contrato com a Batavo. O acordo foi assinado em março, válido até o fim da Copa São Paulo de juniores de 2010. A cifra é similar ao que o São Paulo recebeu de LG e IPS por toda a atual temporada.
Como foi fechado durante o processo de transição entre a diretoria antiga e a atual, o contrato de patrocínio não tem nenhum planejamento de ações. Patrícia Amorim, eleita para presidir o Flamengo até 2012, tomará posse do cargo nesta terça-feira. Antes disso, pediu ao departamento de marketing que concentrasse esforços na negociação.
“Até por isso, estamos evitando um pouco fazer planos de longo prazo. Estamos concentrados primeiro na negociação, esperando uma definição da presidência sobre como vai funcionar o marketing”, disse Ricardo Hinrichsen, diretor-executivo da área no Flamengo.
O contrato com o grupo Hypermarcas ainda corrobora uma valorização contundente do uniforme do Flamengo. O clube formalizou em julho deste ano um acordo com a Olympikus para amealhar R$ 21 milhões anuais pelo fornecimento de material esportivo (ganhava R$ 5,5 milhões por temporada da Nike).
Além disso, a Petrobras, que detinha a cota máster de patrocínio da camisa até o início de 2009, pagava R$ 14 milhões à equipe. Além da Petrobras, o Flamengo vendeu a cota máster de seu uniforme a duas empresas neste ano. A Olympikus ocupou o peito e as costas do uniforme com a linha Olympikus Tube entre julho e outubro, quando a rede de postos ALE pagou R$ 3,5 milhões para apoiar o clube até o fim do ano.