O anúncio do patrocínio ao Flamengo, feito no dia 31 de dezembro, mudou os planos da Batavo no futebol. Depois de a negociação para renovar o acordo com o Corinthians ser dado como praticamente certa, o clube paulista deverá acertar com a Hypermarcas (dona da marca Bozzanno) o patrocínio para o uniforme do Corinthians em 2010. Na última segunda-feira, a Batavo entregou à diretoria alvinegra um documento afirmando ter aberto mão da concorrência para vestir o clube. A desistência faz parte de uma mudança de estratégia da companhia, que vai concentrar seu investimento de marketing no Flamengo. O clube carioca oficializou na última segunda-feira um acordo com a empresa, que vai desembolsar R$ 25 milhões apenas pela cota máster do uniforme rubro-negro. Desse montante, R$ 22 milhões serão investidos no Flamengo e outros R$ 3 milhões bancarão ações de ativação do patrocínio. A negociação de patrocínio ao time carioca foi intermediada pela agência de marketing esportivo Off Field, que já havia colocado a Batavo no Corinthians no ano passado. Curiosamente, o acerto da Batavo com o Flamengo tirou o grupo Hypermarcas do clube carioca e deixou a empresa livre para fechar com o Corinthians. Cerca de 15 dias antes de oficializar o patrocínio para esta temporada, o Fla chegou a dar como certo um acordo com a companhia, que na temporada 2009 estampou a marca Bozzanno nas mangas da camisa rubro-negra. A mudança de cenário no Flamengo é estratégica. A proposta do grupo Hypermarcas renderia R$ 28 milhões anuais ao clube, mas obrigaria a diretoria a ceder toda a camisa para a empresa (peito, costas, manga e ombros). A Batavo ofereceu menos (R$ 25 milhões), mas ficou apenas com a cota máster, com o clube ficando livre para negociar as outras propriedades. Como concentrou sua verba no Flamengo, porém, a Batavo rechaçou cobrir a proposta da Hypermarcas ao Corinthians. Antes de fechar com o time carioca, a empresa havia decidido internamente que exerceria seu direito de preferência ? ela tinha até o dia 10 de janeiro para isso. A proposta da Hypermarcas ao Corinthians que foi apresentada à Batavo girava em torno de R$ 37,5 milhões. O clube, entretanto, trabalha com um valor de R$ 41 milhões pelo novo patrocínio (R$ 28 milhões por peito e costas, R$ 13 milhões pelas mangas). A divisão dos valores das propriedades é importante porque determina os vencimentos do atacante Ronaldo. Além de um salário de R$ 400 mil por mês, o camisa 9 recebe 80% dos aportes periféricos no uniforme alvinegro ? ele teria direito a essa participação no valor das mangas, e o clube ainda pode negociar com outra marca para o calção. No ano passado, a Batavo pagou R$ 18 milhões para patrocinar peito e costas do Corinthians de março até o fim da Copa São Paulo de juniores de 2010. O time alvinegro também vendeu mangas (Bozzzano) e axilas (Avanço) para a Hypermarcas, barra da camisa (banco Panamericano) e ombros (Telesena e Baú) para o Grupo Sílvio Santos. Com tudo isso, não atingiu os R$ 41 milhões de faturamento.