O estádio das Laranjeiras ganhou nova pintura. No intuito de resgatar a conquista da Copa Rio em 1952, quando o campeonato era encarado como Mundial, o departamento de marketing do Fluminense tentou relembrar a torcida, por meio de inscrição nas arquibancadas, a respeito daquele título.
“Ações como essa parecem ser fáceis de serem feitas, mas elas requerem muita avaliação, porque elas têm de servir a algum propósito”, explica Idel Halfen, vice-presidente de marketing do clube carioca. “É uma iniciativa de resgate ou, melhor ainda, de reforço do orgulho tricolor”.
A menção à Copa Rio de 1952 está ao lado de outros títulos expressivos vencidos pelo Fluminense, como os Campeonatos Brasileiros de 1970, 1984 e 2010 e a Copa do Brasil de 2007.
O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com a autorização da Fifa, e reuniu oito equipes da Europa e da América do Sul. O nome, alusivo à cidade do Rio de Janeiro, foi instituído assim pois a prefeitura municipal era a principal patrocinadora do evento.
“A imprensa nunca divulgou esse campeonato da maneira como ele merecia, então fizemos justiça à torcida e ao clube, porque fazemos questão de mostrar aos torcedores que temos um título mundial, que se chamava Copa Rio”, conclui Halfen.