Esporte mais popular do país, o futebol é o esporte com maior presença de mídia no Brasil. Ainda assim, o banco que possui imagem mais associada à atividade física na região passa longe dessa modalidade. Líder de um estudo sobre o tema, o Banco do Brasil possui direcionamento bem diferente.
Levantamentos feitos pelo instituto Sport Track entre 2007 e 2009 colocam o Banco do Brasil como a marca que as pessoas brasileiras mais associam ao esporte. A despeito de não investir no futebol, a instituição financeira teve 9,4% de citações no acumulado e supera empresas como Petrobras, Coca-Cola e Ferrari.
O segundo banco que as pessoas mais associaram ao esporte no Brasil entre 2007 e 2009 é a Caixa. A empresa é seguida pelo Bradesco, o campeão em ascensão no segmento durante esse período. Itaú e Santander fecham o top five do setor.
“A luta por opções de comunicação por meio do esporte será cada vez mais acirrada, não somente porque iremos hospedar os dois maiores eventos esportivos do planeta, mas também porque essa indústria vem crescendo naturalmente no Brasil. Além disso, as marcas precisam cada vez mais entrar no conteúdo, e o esporte é uma excelente plataforma para isso”, ponderou Rafael Plastina, sócio-diretor da Sport Track.
Outro dado curioso do estudo é que o Banco do Brasil lidera em praticamente todas as modalidades esportivas. A pesquisa dividiu-se em 11 esportes para pesquisar a marca que as pessoas mais associavam, e a única derrota da empresa aconteceu em corrida de rua, segmento liderado pela Caixa.
A Sport Track ainda não lançou a versão de seu estudo com os resultados de 2010, ano em que o Itaú patrocinou a seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol e o Bradesco fechou com o basquete nacional.