A “Rede Social Palmeiras”, dada como em “fase de testes finais” pelo menos desde novembro de 2011, ainda não deixou o status de projeto. Já há contrato assinado com a empresa que irá operar a página na internet, chamada Sócio Virtual, mas o lançamento oficial da ferramenta, aquela que se planeja ser um Facebook exclusivo para palmeirenses, esperado em dezembro do ano passado, deverá ficar para o próximo mês de março.
O novo prazo foi dado à Máquina do Esporte por Newton Lavieri, diretor de comunicação e propaganda alviverde e principal responsável pelo projeto. “Ainda não lançamos oficialmente, e nem há necessidade de se fazer isso, porque estamos fazendo testes com a rede, colocando mais alguns “doces” para ver a reação do público, aproveitando esse tempo para fazer um laboratório”.
O problema é que essa fase de testes está se demonstrando mais longa do que os planos iniciais. Em meados de novembro de 2011, o diretor disse à reportagem que a rede social estava em fase de “degustação” e seria lançada em dezembro. A Sócio Virtual foi procurada para mais esclarecimentos, mas por enquanto executivos da empresa não irão se pronunciar a respeito dos projetos deles com clubes.
A criação dessa rede social seria usada para realizar promoções específicas, atividades com determinados grupos de usuários, como sócios-torcedores, que hoje supostamente não seriam possíveis por meio do Facebook, mídia criada por Mark Zuckerberg. Em termos de número de usuários, Lavieri afirmou em novembro que a ideia era ter tanta quantidade quanto há em comunidades palmeirenses existentes.
Iniciativa similar teve o Figueirense. Em junho do ano passado, sem alarde ou fase de “degustação”, a equipe catarinense pôs no ar uma plataforma elaborada para reunir torcedores alvinegros na internet. O principal objetivo deles é obter retorno institucional, mas também há planos para obter receita por meio da venda de cotas publicitárias. O Coritiba também acertou a Sócio Virtual, mas, assim como o Palmeiras, ainda não a apresentou oficialmente.