A Fórmula 1 aproveitou o primeiro fim de semana de treinos oficiais e corrida da temporada 2018 para anunciar uma parceria com a Netflix. A provedora global via streaming será responsável pela produção de uma série com dez episódios originais sobre a atual temporada que será exibida na plataforma no início do ano que vem.
De acordo com a F1, o acordo dará à Netflix acesso exclusivo a pilotos, diretores de equipe e proprietários, bem como à equipe de gerenciamento da categoria mais importante do automobilismo mundial. Os espectadores poderão assistir à cobertura dos bastidores dentro dos cockpits e do paddock, seguindo o trabalho dos principais protagonistas e influenciadores do esporte.
“A Fórmula 1 é um esporte global que estamos reposicionando ativamente de uma empresa de automobilismo para uma marca de mídia e entretenimento. O acordo com a Netflix serve para narrar a fascinante história do que acontece nos bastidores durante a temporada. Essa é uma perspectiva do esporte que ainda precisa ser revelada aos fãs de todo o mundo. Esta série irá desencadear uma visão do esporte que irá deliciar os fãs e servir como um catalisador para atrair novos torcedores”, comentou Sean Bratches, diretor de operações comerciais da F1.
“Essa colaboração representa uma nova maneira de capturar nosso esporte em todos os seus aspectos empolgantes. Não há nada como a Fórmula 1, suas camadas de complexidade de engenharia, aliadas à enormidade do esforço humano necessário para passar por toda uma temporada. A chance de apresentar nosso esporte através da Netflix, para seu público mundial, em um formato original e exclusivo, é algo que estamos muito ansiosos para ver. Esta é uma tremenda oportunidade para divulgar a Fórmula 1 e atrair novos fãs para o esporte”, afirmou Ian Holmes, diretor de direitos de mídia da F1.
De acordo com a Netflix, a série já começou a ser produzida por Paul Martin e pelo vencedor do Oscar James Gay Rees, responsável pelo documentário Senna, de 2010, que narrou a vida e a morte do tricampeão mundial Ayrton Senna.
“Essa parceria com a Fórmula 1 reforça nossa missão de trabalhar com marcas de classe mundial e parceiros de produção para produzir as melhores séries sem roteiros”, concluiu Bela Bajaria, vice-presidente de conteúdo da Netflix.
A série sobre a Fórmula 1 não será a primeira incursão da Netflix no mundo esportivo do streaming. A plataforma já produziu um documentário sobre a Juventus e outro com o Boca Juniors e seu estádio La Bombonera como protagonistas.
A própria F1 também não faz sua estreia no streaming. No início deste ano, a Amazon, por meio do Amazon Prime Video, produziu uma série de quatro episódios que mostrou os bastidores da temporada 2017 da McLaren também via streaming.