Desde que a venda da Fórmula 1 para a Liberty Media Corporation foi confirmada em setembro de 2016, a maior categoria de esporte a motor não para de ter novidades. A inovação da vez é o anúncio da Liberty, conglomerado de empresas norte-americanas da área de telecomunicações, de que a Fórmula 1 terá um campeonato de e-Sports (jogos eletrônicos).
O game será uma parceria entre a Fórmula 1, a Codemasters (responsável pelo desenvolvimento do jogo) e a Gfinity (especialista em e-Sports). O lançamento está previsto para a próxima sexta-feira (25), data dos primeiros treinos livres para a 12a etapa do Mundial de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
A primeira temporada do jogo eletrônico terá início em setembro e será disputada em todas as plataformas (PS4, Xbox One e PC). Os eventos que servirão como qualificação vão ocorrer ao longo de todo o mês com jogadores do mundo inteiro.
Em seguida, os 40 pilotos mais rápidos disputarão as semifinais entre 10 e 11 de outubro em Londres, na Gfinity Arena. Os 20 melhores estarão automaticamente classificados para as finais, que serão disputadas em três corridas durante o final de semana do GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada da Fórmula 1, entre 24 e 26 de novembro.
O campeão do game receberá o título de “Formula 1 eSports champion expert”, terá seu próprio personagem colocado no game para o ano seguinte e ainda ganhará a oportunidade de pilotar um Fórmula 1 de verdade durante algum Grande Prêmio de 2018.
Durante o anúncio do jogo, a Fórmula 1 e a Codemasters deixaram claro que a ideia do game é construir uma conexão maior com públicos mais diversificados, especialmente os mais jovens.