Depois de muitas negociações fracassadas e nenhum patrocinador interessado em ocupar a cota máster, o Fortaleza decidiu ouvir a torcida para conseguir dinheiro nesta temporada. O clube cearense está vendendo cer”micas por R$ 200 e R$ 50 a pedidos do Movimento Independente da Torcida Tricolor (Mitt), grupo de torcedores.
“Se conseguirmos vender 15 mil azulejos, a arrecadação será de R$ 830 mil, com R$ 600 mil líquidos para os cofres da equipe, e as vendas estão indo muito bem”, conta Antonio Aldemir, diretor de marketing do Fortaleza. O dirigente, um dos entusiastas do projeto, era integrante do grupo antes de assumir o cargo.
A campanha está sendo administrada pelo Mitt, mas conta com a participação do clube tricolor na divulgação. Toda a verba a ser arrecadada com a venda de cer”micas, segundo Aldemir, será convertida em investimentos no futebol. A torcida está aflita com a possibilidade de permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro.
Para conseguir a adesão dos fãs, o Fortaleza está inserindo nomes e fotos dos torcedores que comprarem uma das duas versões disponíveis em mosaico. As cer”micas serão expostas nos corredores da sede administrativa do clube e têm 50 anos de vida útil, sem sofrer arranhões ou riscos, conforme promete a fabricante.
A iniciativa é similar à adotada pelo Corinthians quando o clube paulista esteva na segunda divisão. À época, o departamento de marketing corintiano desenvolveu camisa na qual foram inseridas fotos de torcedores. A Portuguesa, nesta temporada, também criou uniforme em que serão inscritos nomes de fãs que comprarem o benefício.