O Fortaleza divulgou, nesta segunda-feira (25), uma foto da fachada de sua sede danificada. A falta das letras “O”, “A” e “B” sugere aparentemente uma ação de vândalos, mas na realidade tudo se trata de uma ação do departamento de marketing do clube cearense em homenagem ao Dia do Doador de Sangue, celebrado exatamente no dia 25 de novembro.
De acordo com o Fortaleza, a ideia principal foi conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Além da ação na fachada, o clube participa desde julho da campanha “Placar do Bem”, em parceria com o Instituto Pró-Hemoce (IPH), com o objetivo de aumentar o número de doadores voluntários regulares de sangue nos postos de coleta da entidade.
Foto: Reprodução / Twitter (@FortalezaEC)
“O Fortaleza busca contribuir sempre com causas importantes e nobres, que ajudam de alguma forma a comunidade. A doação de sangue enfrenta dificuldades no Brasil, e nossa função é ajudar a superarmos, juntos, esse obstáculo que é a falta de doadores. A participação no ‘Placar do Bem’ e a ação das letras retiradas serviram para chamar a atenção do público para o assunto e reforçar nosso apoio nessa questão”, explicou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
“O clube tem uma função social muito relevante. E toda a equipe de marketing do Fortaleza tem consciência disso. Temos a obrigação de gerar receita e também de despertar generosidade, paz e alegria. O desafio é fazer isso sempre com criatividade, para ganhar destaque em meio à avalanche de informações de que dispomos hoje. Creio que conseguimos”, celebrou Marcel Pinheiro, diretor de marketing do clube cearense.
“O Instituto Pró-Hemoce entrou em contato com o Fortaleza para realizar a campanha ‘Placar do Bem’ porque entende que o futebol, por ser uma paixão nacional e por atingir todos os tipos de pessoas, consegue aproximar e impactar ainda mais gente para doar sangue e se cadastrar como doador de medula. Essa é a principal causa do nosso Instituto: conscientizar as pessoas que uma doação realmente pode salvar vidas e que precisamos aumentar a quantidade de doadores regulares no Brasil”, afirmou Evandro Castro e Silva, diretor executivo do IPH.
Vale lembrar ainda que, durante todo o Campeonato Brasileiro, em especial nas rodadas finais, Ceará e Fortaleza vêm fazendo menções à campanha “Placar do Bem”, com visitas de atletas dos clubes aos postos de coleta e ao Hemoce, ações através das redes sociais, coletas externas nas sedes das equipes e campanhas durante as partidas. Ao fim do Brasileirão, o Instituto irá divulgar o número total de doações realizadas pelos torcedores de cada time.
Segundo o IPH, atualmente, apenas 3,6 milhões de pessoas são doadoras no Brasil, que tem uma população estimada em 210 milhões de pessoas. A iniciativa na fachada do Fortaleza é a segunda do tipo ocorrida no futebol brasileiro em menos de dois meses. Em outubro, o Corinthians retirou letras das logomarcas de nove de seus patrocinadores para apoiar a doação de órgãos.