Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Fortaleza usa "Câmera do Desrespeito" para alertar sobre assédio

Atores simularam situação constrangedora em plena arquibancada do Castelão

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/03/2020, às 09h14 - Atualizado às 12h14

Imagem Fortaleza usa "Câmera do Desrespeito" para alertar sobre assédio

O Fortaleza decidiu usar a conhecida "Câmera do Beijo" existente em estádios e ginásios espalhados pelo mundo para fazer uma ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8). Em plena Arena Castelão, o clube transformou a "Câmera do Beijo" em "Câmera do Desrespeito"

Durante o intervalo da partida entre Fortaleza e CSA, válida pela Copa do Nordeste na noite do último sábado (7), a câmera flagrou uma atitude inadequada nas arquibancadas. Ao se ver no telão, o marido tenta beijar a esposa, e ela se esquiva. Nesse momento, ele se irrita, tenta forçá-la e começa a agredi-la, gerando espanto em todos que estão no estádio. Logo em seguida, a cena foi cortada e substituída por um vídeo com uma mensagem sobre assédio no telão.

O casal, na verdade, era formado por atores, e a ação foi encenada para chamar a atenção ao combate à violência contra as mulheres. A ideia do clube cearense foi conscientizar com uma proposta que fosse além de uma faixa entrando em campo. O objetivo da encenação ao vivo foi de fato causar surpresa, espanto e, principalmente, reflexão em todos os que estavam presentes ao estádio.

No vídeo colocado no telão após a cena fictícia, os próprios atores da ação passaram a seguinte mensagem ao público: "A violência que vocês acabaram de ver foi apenas uma encenação entre dois atores, mas agressões assim acontecem de verdade, às vezes bem perto da gente. Caso você seja vítima ou testemunha de uma violência assim, não tenha dúvida, ligue 180 e denuncie. Nesse Dia da Mulher, o melhor presente é o respeito".