A Federação Paulista de Futebol prepara ainda para este ano o lançamento de um guia com instruções para a venda de ingressos para jogos de futebol no Estado. O trabalho será feito a partir dos dados coletados por uma comissão que a entidade criou em agosto do ano passado, liderada por Marco Aurélio Klein. Klein havia trabalhado como coordenador-executivo da comissão Paz no Esporte, que desenvolveu um plano de ação para o Ministério do Esporte a fim de melhorar o clima entre torcedores nos estádios nacionais. O relatório desenvolvido por esse grupo guiou uma série de propostas para o guia da Federação Paulista. Entre agosto e setembro do ano passado, a comissão criada pela entidade estadual fez reuniões ordinárias para estruturar um conjunto de medidas a serem tomadas sobre a venda de ingressos. Desde então, o grupo monitorou cerca de 80 jogos em todo o Estado para medir a qualidade do trabalho de comercialização de entradas. ?O resultado é que o serviço é muito ruim. Basicamente, a venda de ingressos é ineficiente e desrespeita o torcedor?, sentenciou Klein nesta quinta-feira, em apresentação realizada na sede da FPF. A apresentação de Klein abriu uma série de eventos para divulgar os resultados das análises realizadas por sua comissão. Nas próximas semanas, o grupo fará encontros com autoridades, fornecedores e clubes para apresentar as sugestões. O plano de ação para venda de ingressos é sustentado por cinco esferas: responsabilidade, organização, ação, gestão e transparência. Com esse intuito, Klein mostrou uma série de sugestões que a FPF fará a seus filiados, que vão desde a organização de filas até uma engenharia para facilitar o troco e agilizar as vendas. A maioria das ações propostas demanda apenas mudança de procedimento e organização. As exceções são o treinamento de funcionários responsáveis pela venda e a instalação de c”meras e vidros nos guichês. ?Não é simples mudar hábitos arraigados, mas o fato é que a tecnologia para isso existe. Só falta planejamento?, encerrou o responsável pela comissão estadual. A ideia da FPF é apresentar o guia de venda de ingressos aos clubes em outubro deste ano. Com isso, as mudanças mais simples já devem ser exigidas a partir do Estadual da próxima temporada, com início previsto para janeiro.