Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

FPF leva Outubro Rosa para estádios em cinco cidades

São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara terão exame de mamografia

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/09/2018, às 11h54

Imagem FPF leva Outubro Rosa para estádios em cinco cidades

A Federação Paulista de Futebol anunciará nesta sexta-feira (28) uma parceria com as ONGs Américas Amigas e Meninas de Peito para realizar exames de mamografia durante o mês de outubro em estádios de cinco cidades: São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara.

A partir do dia 4 de outubro, o entorno dos estádios de São Paulo, Santos, Guarani, Ponte Preta, Botafogo e Ferroviária receberão o programa "Marque Esse Gol", que procura prevenir o câncer de mama a partir de exames preventivos realizados durante o Outubro Rosa, mês que é usado para campanhas de conscientização de combate à doença.

Nestes estádios, funcionará a unidade móvel de atendimento à mulher, com caminhões que ficarão dois dias na frente de cada estádio, equipados para realizar mamografias e exames complementares gratuitos, mediante agendamento prévio.

"A campanha 'Marque Esse Gol' definitivamente já integra o calendário de ações sociais da FPF e do Outubro Rosa. A FPF tem orgulho de defender esta causa", disse Robson Silveira, diretor de marketing da entidade que, pelo terceiro ano seguido, realiza o evento.

Em 2016, a campanha realizou 777 mamografias durante o mês de outubro e teve como resultado a detecção e diagnóstico de oito casos de câncer de mama que foram encaminhados para tratamento. No ano passado, as unidades móveis realizaram 847 mamografias durante a campanha, com oito casos de câncer diagnosticados.

Caminhão que faz exame preventivo de câncer de mama em ação da FPF com clubes. Foto: Divulgação

“Com isso, conseguimos mostrar que o diagnóstico precoce leva à cura. E esse é nosso maior desafio”, afirmou Nátali de Araújo, voluntária da ONG Meninas do Peito.

Além dos caminhões no entorno dos estádios, a campanha também terá a participação direta dos atletas: jogadores dos times estão apoiando a ação, recebendo mulheres ligadas às ONGs nos CTs e gravando vídeos de conscientização sobre o tema.

As mulheres interessadas em realizar o exame em uma das unidades móveis devem se inscrever por meio do site. As selecionadas receberão um e-mail de confirmação com data e horário do agendamento. Além da mamografia, os caminhões também poderão realizar exames de ultrassom diagnóstico, caso necessário.

Confira as datas e locais em que as unidades funcionarão:

4 e 5 de outubro – Morumbi (São Paulo)
9, 10 e 11 de outubro – Vila Belmiro (Santos)
15 e 16 de outubro – Brinco de Ouro da Princesa (Guarani / Campinas)
17 e 18 de outubro – Moisés Lucarelli (Ponte Preta / Campinas)
22 e 23 de outubro – Santa Cruz (Botafogo / Ribeirão Preto)
25 de outubro – Arena da Fonte (Ferroviária / Araraquara)