A Federação Paulista de Handebol (FPHb) lançou um projeto denominado Novo Handebol Paulista (NHP). A iniciativa visa o crescimento e o fortalecimento do esporte, gerando mais interesse na filiação por parte dos clubes e, consequentemente, maior adesão do público e da mídia.
A ação se dará da seguinte forma: inicialmente, a FPHb fará convênios com equipes e Secretarias de Esporte e encaminhará o NHP ao Ministério do Esporte. Em seguida, haverá a captação de recursos, que serão depositados em um fundo, gerenciado pela própria federação.
A verba será reinvestida na modalidade, de acordo com a quantia oferecida por cada agremiação. Para isso, a organização negociará acordos comerciais, como patrocínios, entre empresas e times filiados. “Quanto maior o investimento no handebol, maior ele se tornará”, afirmou Rogério Totó, presidente da FPHb.
Até o fim de 2013, são esperadas captação de recursos e tramitação da aprovação do NHP junto ao Ministério do Esporte. O início do plano, por sua vez, está marcado para o próximo ano.
“Nossa ideia é que o NHP seja auto-sustentável. Daqui a algum tempo, não existirão mais leis de incentivo ao esporte. O ‘pulo do gato’ é exatamente este: torná-lo um projeto que possa supri-las”, explicou Totó.